O que é o Corpus Christi e qual seu Significado?

Representando o mistério da Eucaristia, a festa de Corpus Christi é marcada por muita fé e procissões!

Compartilhar
Feriado de Corpus Christi
Procissão de Corpus Christi. Fonte: Wikimedia Communs.

O dia de Corpus Christi é comemorado em todo o país por fiéis de diversas religiões. No entanto, nem todo mundo sabe o que a data significa, como começou a comemoração e, de fato, o que ela simboliza. Por essa razão, pesquisamos sobre o assunto e elaboramos este artigo, no qual você vai conhecer a origem desta celebração e o seu significado. 

O que significa o Corpus Christi?

A expressão “Corpus Christi” vem do latim e quer dizer: Corpo de Cristo. A comemoração acontece 60 dias após o domingo de Páscoa, ou seja, sempre depois da Festa da Santíssima Trindade. Isso significa que, apesar de sempre cair em uma quinta-feira, o feriado de Corpus Christi não tem uma data fixa, podendo cair no período entre 21 de maio e 24 de junho. 

Na Igreja Católica, a data faz referência à última ceia de Cristo com os apóstolos, ou seja, celebra o mistério da eucaristia. Foi nesta ocasião que o Mestre falou para comerem o pão e beberem o vinho, representando seu corpo e seu sangue. Desse modo, o feriado de Corpus Christi celebra a comunhão do corpo e do sangue de Cristo. 

De acordo com a teologia católica, na eucaristia ocorre um processo no qual a hóstia e o vinho, após serem consagrados, convertem-se no carne e no sangue de Jesus Cristo. Esse processo é chamado de transubstanciação.

Durante o feriado, a Igreja Católica celebra missas em comemoração ao feriado e tradicionalmente, as pessoas enfeitam as ruas para passar a procissão, que normalmente é conduzida pelo pároco da Igreja e acompanhada pelos fiéis. Vale a pena destacar que o costume de enfeitar as ruas começou em Ouro Preto, cidade do interior de Minas Gerais.


De acordo com os católicos, a procissão coloca o povo de Deus como peregrino em busca da Terra Prometida por Deus. E o corpo de Cristo é considerado o alimento durante a caminhada, fazendo alusão a um trecho do Antigo Testamento em que o povo peregrino foi alimentado com maná no deserto. 

Qual a sua origem da celebração do Corpus Christi?

Segundo os católicos, a comemoração do Corpus Christi teve início em 1243, na Bélgica, quando uma freira chamada Juliana de Mont Cornillon revelou que, durante uma visão, viu Jesus Cristo pedindo que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com maior destaque. 

Mas, foi apenas em 1264 que o papa Urbano IV publicou um documento chamado Transiturus de Hoc Mundo, que estendeu a comemoração do Corpus Christi para todo o mundo. Além disso, o líder da Igreja pediu que São Tomás de Aquino escrevesse textos litúrgicos para utilizar na comemoração que, inclusive, são usados até hoje em todos os lugares do planeta, junto com o hino Louva, Ó Sião, o Salvador.

Uma década após a publicação do Transiturus de Hoc Mundo, ocorreu a primeira procissão de Corpus Christi e, apenas no período marcado pela arte barroca, as ruas começaram a ser enfeitadas para a passagem das procissões, marcando o início da tradição dos tapetes de rua. 

Como podemos notar, a celebração carrega algo muito valioso para os cristãos, afinal, o sentido da eucaristia, em que o pão e o vinho transformam-se no corpo e no sangue de Jesus, faz alusão ao sacrifício que o Mestre fez para nossa salvação. 


E então, o que achou deste conteúdo? Se você gostou, inscreva-se aqui para acompanhar mais artigos como este e não perder nossas atualizações!

Leia também:

Veja Também