Quem foi São Jorge: O Santo Guerreiro

A trajetória do santo guerreiro é sinônimo de determinação da fé cristã

Compartilhar
Imagem de São Jorge
São Jorge é conhecido como um santo guerreiro. Imagem: Wikipedia/Reprodução.

São Jorge é um dos santos mais cultuados no Brasil. Ele é representado pela figura de um cavaleiro lutando contra um dragão e tem uma história de fé e conversão. Para entender mais detalhes sobre quem foi essa figura religiosa tão marcante, continue acompanhando o artigo. Boa leitura!

Sobre São Jorge

Segundo à tradição, São Jorge nasceu na Capadócia, uma região da Turquia, no final do século III. Filho de pais cristãos, desde jovem foi ensinado a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo. A dedicação à fé seguiu para a vida adulta e o fez enfrentar a ira do imperador romano Diocleciano, conhecido pela implacável perseguição religiosa.

A fama de guerreiro vem da ligação com o exército. O pai de Jorge integrava as tropas romanas e morreu quando o santo ainda era uma criança. Depois disso, o menino mudou-se com a mãe para a Palestina, onde viveu até a vida adulta. A partir daí também resolveu ingressar no exército e tornou-se um soldado modelo, participando de várias batalhas.

Com o tempo, no entanto, começou a questionar a perseguição ao Cristianismo, o que gerou problemas com o imperador. Como Jorge era um soldado eficiente, Diocleciano tentou primeiro suborná-lo para que desistisse da fé em Cristo. Como as tentativas fracassaram, o santo foi preso e torturado.   

A trajetória como mártir

Existem várias versões para o tipo de tortura enfrentada por São Jorge, mas todas ressaltam o sofrimento intenso vivido por ele. Apesar do que enfrentou, nunca negou a Deus, e a perseverança que possuiu impressionou até a mulher do imperador, fazendo com que esta se convertesse.

O martírio do santo chegou ao fim no dia 23 de abril de 303, quando ele acabou decapitado em praça pública. Desde então, a data é usada em sua homenagem e seus restos mortais estão em uma igreja na cidade de Lida, na Turquia.

A devoção ao santo

São Jorge é um dos santos mais populares do catolicismo e até de outras religiões, como a Igreja Ortodoxa e Igreja Anglicana. Ele foi canonizado no ano de 494 e séculos depois ainda continua sendo cultuado por milhares de fiéis.

Ele tem igrejas em sua homenagem no Brasil e é cultuado também em Portugal, Inglaterra — inclusive a bandeira do país leva o desenho da cruz do santo —, Etiópia, Rússia, Palestina etc. Além disso, São Jorge é padroeiro dos soldados, cavaleiros, escoteiros do Brasil e agricultores.

A oração de São Jorge

Quando estiver vivenciando uma situação difícil, faça a oração a seguir pedindo ajuda a São Jorge.

Oh! Glorioso Guerreiro São Jorge, 
eu te suplico confiante que serei atendido! 
Neste momento difícil da minha vida, 
em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, 
com Vossa Espada de Luta, 
venha cortar todo mal que possa atingir minha vida.

Com a força do teu poder de defesa, 
eu me coloco na proteção do teu escudo, 
para combater o bom combate 
contra todo mal ou influência negativa 
que estiver em meu caminho. 
Amém.

São Jorge Cavaleiro, guiai-me! 
São Jorge Guerreiro, defendei-me! 
São Jorge Mártir, protegei-me!

Leia também:

Veja Também