Conheça a História de Santo Expedito: Protetor das Causas Urgentes

Com uma história de conversão, Expedito é um mártir da religião cristã

Compartilhar
Santo Expedito
Santo Expedito é representado com roupa de soldado e uma túnica. Foto: Pexels/Reprodução.

Você já passou por alguma situação difícil que precisava ser resolvida de maneira rápida? Então, talvez já tenha recorrido a Santo Expedito, o padroeiro das causas urgentes. Muito popular, o santo é venerado por milhares de fiéis em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, onde existem diversas igrejas em sua homenagem.

No artigo de hoje, você pode conhecer mais detalhes da história de Expedito, que é um mártir da religião cristã e que é homenageado no dia 19 de abril. Continue com a leitura e descubra mais.

Sobre Santo Expedito

Segundo a tradição cristã, Expedito foi um militar, por isso, a maioria de suas imagens retratam-no de armadura e túnica. Ele teria nascido na Armênia, no século III, e quando adulto tornou-se comandante da Legião Romana, durante o império de Diocleciano.

Simpatizante das ideias de Cristo, o santo tinha vontade de converter-se desde muito cedo, mas sempre acabava por adiar o batismo. Depois de anos nessa situação, ele teve um sonho que mudou sua perspectiva religiosa.

Enquanto dormia, viu um corvo que gralhava alto a palavra “cras”, cujo significado em latim é “amanhã”. Nesse instante, Expedito observou-se esmagando o animal e dizendo “hodie”, que significa “hoje”. Isso significava que a sua conversão deveria ser imediata.

Depois de entregar-se ao Cristianismo, ele ainda permaneceu mais um tempo no exército e conseguiu converter vários de seus soldados. A situação começou a incomodar o imperador, que era pagão. Sendo assim, Diocleciano mandou prender Santo Expedito.

A trajetória como mártir

Depois de ser preso, o comandante passou a ser torturado para que renunciasse a Cristo e voltasse a adorar os deuses romanos. Ele levou diversas chibatadas e mesmo assim não desistiu de sua fé. Por fim, foi decapitado a mando do imperador no dia 19 de abril de 303, na cidade de Melitene — atual cidade turca de Malatya.

Por conta do sofrimento e da defesa de sua fé, Santo Expedito é considerado um mártir pela Igreja Católica. A Igreja reconhece oficialmente a devoção popular em torno do santo, por isso muitos templos existem em sua homenagem. Além do Brasil, o culto a Expedito é muito popular em países como Alemanha, Espanha, França, Itália e Bélgica.

A relação com as causas urgentes

Nos dias de hoje, Santo Expedito é lembrado por estudantes, advogados, desempregados, militares, pessoas com problemas financeiros e amorosos. Em suma, por qualquer um que esteja passando por dificuldade e deseje uma resolução rápida da mesma.

A relação do santo com as causas urgentes aparece por duas razões. A primeira tem relação com o sonho do corvo. A partir daquele momento, Expedito percebeu que as coisas deveriam ser resolvidas na hora, sem adiamentos. Outra possível explicação está ligada ao próprio nome do santo. Expedito deriva de spedito, palavra italiana que significa rápido, veloz.

A oração de Santo Expedito

A seguir apresentamos a oração de devoção ao santo. Portanto, sempre que precisar de ajuda, não deixe de pedir auxílio.

Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes,
socorra-me nesta hora de aflição e desespero,
intercedei por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo,
vós que sois o santo guerreiro, vós que sois o santo dos aflitos,
vós que sois o santo dos desesperados, vos que sois o santo das Causas Urgentes.
Protegei-me, Ajudai-me, Dai-me forças, Coragem e Serenidade.
Atendei ao meu pedido (faça aqui o pedido).
Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos os que possam me prejudicar.
Protegei a minha família e atendei ao meu pedido com urgência.
Devolvei-me a Paz e a tranquilidade.
Serei grato pelo resto de minha vida e levarei o seu nome a todos os que têm fé.
Obrigado
Amém.


Agora você já conhece melhor Santo Expedito, o padroeiro das causas urgentes. Se quiser descobrir a história de outros santos é só cadastrar seu email em nosso site.

Leia também:

Veja Também