São José Operário: O Protetor dos Trabalhadores

Intercessor e exemplo de conduta aos trabalhadores

Compartilhar
São José
Sagrada Família. Fonte: Pexels.

São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. Homem que sempre agiu com honestidade, justiça e sabedoria. Sem questionar, soube ouvir e cumprir as ordens do Altíssimo, quando necessário para proteger sua família. Foi carpinteiro em Nazaré, na Galileia, profissão da qual tirou o sustento de sua casa, ensinou o ofício a seu filho Jesus, que também tornou-se conhecido pela mesma profissão. 

O Papa Pio IX, em 1870, proclama São José como o “Patrono Universal da Igreja”, e defende que os fiéis intercedam pelo santo nos momentos de aflição e tragédia: “Por esta sublime dignidade, que Deus conferiu a este fidelíssimo servo seu, a Igreja teve sempre em alta honra e glória o Beatíssimo José, depois da Virgem Mãe de Deus, sua esposa, implorando a sua intercessão em momentos difíceis.”. Passados 50 anos, o Papa Bento XV, reafirma a condição de São José como patrono universal e aponta-lhe como exemplo de conduta para os trabalhadores.

Em 1955, em discurso para mais de 200 mil fiéis na Praça de São Pedro no Vaticano, o Papa Pio XII instituiu a festa litúrgica de “São José Operário” para ser celebrada no dia 1º de maio, coincidindo com o Dia Mundial do Trabalho. O Papa Pio XII explanou o presente parecer: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalhador a fim de inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.”. Desde então, os trabalhadores receberam São José como modelo e protetor. No Jubileu dos trabalhadores, em 2000, o Papa João Paulo II fez o seguinte apelo: “Queridos trabalhadores, empresários, cooperadores, homens da economia: uni os vossos braços, as vossas mente e os vossos corações a fim de contribuir para a construção de uma sociedade que respeite, o homem e o seu trabalho.”  

Oração a São José pelos Desempregados

São José Trabalhador, rogai pelos desempregados.

Senhor que disseste, comerás o pão com o suor de teu rosto, eu sei que o trabalho é digno e abençoado para sustentar a vida, mas Senhor, apesar da boa vontade de trabalhar há tanto desemprego!

E por isso Senhor, o desemprego está causando problemas na família e na vida pessoal. Senhor olhai pelos desempregados. Por isso hoje estamos rezando por estes, cujos nomes apresentamos agora…

(Diga os nomes das pessoas que estão precisando da graça de um emprego)

Senhor, por intercessão de São José Operário, faça com que estas pessoas consigam um trabalho decente para sustentar a vida. Senhor, quando estivestes neste mundo, fostes humilde carpinteiro. Tende piedade e compaixão dos desempregados que querem trabalhar, que precisam trabalhar.

Ilumina o caminho para que possam encontrar o que há tanto tempo estão procurando. Nós cremos Senhor naquela Tua Palavra: Batei e a porta vos será aberta.

Ilumina os desempregados a baterem na porta certa. Que não recebam um não ou o descaso, mas consigam a graça de um trabalho. Dai ânimo Senhor, aos desempregados. Abre as portas de um emprego para estas pessoas

(Diga mais uma vez os nomes das pessoas)

São José Operário, intercedei pelos desempregados.
Senhor, eu confio na Tua Graça.
Senhor, eu confio no Teu Poder.

Amém.

Veja Também