O Último Eclipse Solar de 2020: Entenda a sua Influência em cada Signo

O eclipse solar indica um período de autoconhecimento, mudanças e renovação

Compartilhar
Eclipse Solar Total 2020
Em algumas regiões, acontecerá o total impedimento da luz solar por dois minutos. Fonte: Pixabay.

Marque na sua agenda: segunda-feira, dia 14 de dezembro de 2020, haverá um Eclipse Solar Total, o chamado Caminho da Lua. A boa notícia é que esse evento poderá ser observado no Brasil, começando às 11h33 no horário de Brasília e terminando às 15h53.

Quem não puder acompanhar, a NASA (Agência Espacial Americana) transmitirá o evento ao vivo na América do Sul, a partir das 11h40 (horário de Brasília). A ideia é que todo mundo possa assistir, visto que somente em alguns pontos do Chile e da Argentina ele poderá ser observado em sua totalidade.

O que é um Eclipse Solar Total?

Um Eclipse Solar Total ocorre quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham impedindo que a luz do Sol chegue ao nosso planeta. No caso do eclipse do dia 14 de dezembro, por 24 minutos a Lua Nova passará pelo Sol cobrindo-o totalmente por mais ou menos dois minutos. Essa sobreposição transformará o dia em noite por alguns minutos, como observado na figura a seguir.

Eclipse Solar Total 2020
Durante o fenômeno, por 24 minutos, a Lua Nova passará pelo Sol. Fonte: BBC.


Ao longo dos anos, vários eclipses ocorreram, como o que aconteceu em julho do presente ano. Naquela ocasião, o que pôde ser visto foi um eclipse anular, em que a Lua não cobre o Sol totalmente em nenhum ponto do planeta. Isto sucede pois a Lua estava distante demais da Terra e, com isso, sua sombra não foi capaz de impedir totalmente a luz do Sol, diferente do que ocorrerá no dia 14 de dezembro de 2020.

Apesar do total alinhamento, não será possível visualizar o eclipse de qualquer local. Como o Sol é muito maior que a Lua, a sombra que a Lua projeta sobre a Terra não permite que a escuridão ocorra em todas as regiões.

Onde será possível ver o Eclipse Solar Total?

No Brasil, os especialistas em Astronomia garantem que só será possível visualizar o fenômeno de forma parcial. O Rio Grande do Sul será o local mais privilegiado, onde o disco do Sol estará 60% encoberto. No Paraná, ele estará 50% encoberto e no Rio de Janeiro e em São Paulo cerca de 40%.

Além desses estados, o Eclipse Solar Total também poderá ser visto em outras regiões do país. Em cada estado, o horário pode variar. Mas, a previsão é de que ocorra por volta das 14h na capital paulistana, e por volta das 15h em Porto Alegre.

Se no Brasil o eclipse será apenas parcial, em outras regiões da América do Sul será possível conferir o evento por completo. Nestas regiões, o dia realmente vai virar noite por aproximadamente dois minutos.

De acordo com a NASA, o Eclipse Solar Total também poderá ser observado em algumas áreas do Oceano Pacífico, do Oceano Atlântico e da Antártida. Ainda segundo a Agência Espacial, outros eclipses solares completos estão previstos para as seguintes datas:

  • Dezembro de 2021, na Antártida;
  • Abril de 2023, na Indonésia e na Austrália;
  • Abril de 2024, nos EUA e no Canadá;
  • Agosto de 2026, na Groenlândia e no Sul da Europa;
  • Agosto de 2027, no Oriente Médio e em grande parte do Norte da África.

Como o Eclipse Solar influencia cada signo?

Para a Astrologia, os eclipses influenciam os signos do Zodíaco. Especificamente, o eclipse solar indica um período de autoconhecimento, mudanças e renovação. A seguir detalhamos como o evento do próximo dia 14 de dezembro afetará cada signo.

Áries

Para o ariano, o Eclipse Solar Total será muito positivo, pois este nativo terá mais foco e motivação para dar andamento aos seus projetos. Além disso, novas amizades podem surgir e, com elas, boas parcerias de negócios.

Touro

O nativo de Touro vai, sob influência deste eclipse, perder o medo de realizar mudanças na sua vida. Ele vai focar apenas no que é importante e realizar os ajustes necessários para que seus projetos estejam alinhados com seus objetivos.

Gêmeos

Com o eclipse, o signo de Gêmeos será bastante favorecido. Este nativo encontrará equilíbrio e eliminará qualquer dúvida que ainda possa existir sobre sua capacidade de colocar seus projetos em ação. A imaginação e a inteligência estarão em alta para o geminiano.

Câncer

O sensível canceriano sentirá mais segurança e confiança em si mesmo durante e após o eclipse. Aproveite essa influência e use seu potencial para definir metas e realizar projetos a médio e longo prazo.

Leão

Para o leonino será um bom momento para os relacionamentos como um todo. Sua vida social estará em alta, abrindo caminho para criar novos laços e também estreitar vínculos mais antigos.

Virgem

Para o nativo de Virgem, o Eclipse Solar Total traz a necessidade de autoconhecimento. Entretanto, isso não significa que o virginiano ficará isolado. Ele encontrará o equilíbrio ideal entre ação e reflexão e, com isso, poderá instruir muitas pessoas.

Libra

O libriano passará pelo eclipse em total harmonia. O período favorece a relação com os amigos, familiares e parceiros. Além disso, traz muita vibração positiva, associada principalmente ao autocuidado.

Escorpião

O Eclipse Solar Total traz renovação para a vida do escorpiano apontando tendências para mudanças de residência ou de cidade. Além disso, revela possível melhoria financeira como resultado do aumento da autoconfiança deste nativo.

Sagitário

No caso do sagitariano, o eclipse inicia um período bastante favorável para estudos e viagens, além de uma possível mudança de residência. Além disso, poderá ocorrer melhoria financeira associada a trabalhos que envolvem questões sociais.

Capricórnio

Para o analítico nativo de Capricórnio, o eclipse traz a necessidade de acessar mais a intuição, deixando um pouco de lado a razão. Esse movimento tende a reduzir a tensão, além de aumentar a criatividade e proporcionar mais coragem para novos empreendimentos.

Aquário

Assim como todo aquariano gosta, o Eclipse Solar Total deixará este nativo mais seguro para se expressar em diversas áreas. A energia deste fenômeno também vai trazer motivação para retomada de projetos antigos.

Peixes

O nativo de Peixes recebe do eclipse de 14 de dezembro uma energia muito favorável para novos projetos e desafios. Essa influência também traz mais coragem para o pisciano e o entendimento de que as coisas precisam de esforço e dedicação para se concretizarem.


Agora que você já sabe quando vai ocorrer o Eclipse Solar Total, aproveite e inscreva-se em nosso site. Assim, você receberá nossas atualizações sobre horóscopo em seu email!

Leia também:

Veja Também