Os Quatro Elementos como Energias Básicas da Astrologia

Assim como os signos e os planetas, os quatro elementos influenciam no comportamento das pessoas

Compartilhar
Os quatro elementos
Terra, Fogo, Água e Ar são elementos presentes em tudo o que tem vida.

O estudo da Astrologia compreende, como bem sabemos, os signos zodiacais, os planetas e as casas astrológicas. No entanto, existem outros fatores que contribuem para um estudo mais profundo da Astrologia, como por exemplo, os quatro elementos: Fogo, Ar, Água e Terra.

Vamos saber um pouco mais sobre eles e como influenciam no comportamento de cada signo.

Os quatro elementos e a Astrologia

Os elementos Terra, Fogo, Água e Ar são vitais para o Planeta Terra. Em toda a criação é possível identificar a ação de uma ou mais dessas energias que contribuem para a existência de tudo que tem vida no planeta.

Ao analisar os signos e as tendências astrológicas a partir do estudo do mapa mental, também é importante considerá-los, uma vez que também influenciam no comportamento das pessoas.

De acordo com a Alquimia, os quatro elementos estão presentes nos seres humanos não apenas na sua composição física, mas também como componentes psicológicos e espirituais.

A influência dos elementos no comportamento

Cada um dos signos está agrupado em um dos quatro elementos, com os quais compartilham semelhanças.

O elemento Água, por exemplo, está relacionado às emoções e a um tipo de consciência dominada por anseios , reações e sentimentos. Já o elemento Terra, está mais ligado às questões materiais e práticas da vida.

O elemento Fogo traz uma consciência mais impetuosa, ativa e criadora. E o elemento Ar tem maior associação com os aspectos mentais, ou seja, uma consciência mais abstrata e sintonizada com padrões de pensamentos e com o mundo das ideias.

É com base nessas características que os quatro elementos influenciam no comportamento dos signos e devem ser considerados em todos os estudos astrológicos.

Classificação dos elementos

Veja a seguir o que cada elemento representa.

Elemento Fogo

Este elemento se refere a uma energia universal irradiante, uma energia criativa que dá luz e vida ao mundo. De acordo com Marc Edmund Jones, as pessoas com os signos de Fogo são mais egocêntricas e sentem-se como verdadeiros canais de vida.

Outras características comuns em pessoas dos signos de Fogo são: poder de decisão, grande fé em si mesmo, entusiasmo e capacidade de ser e expressar aquilo que verdadeiramente são. Os signos do Elemento Fogo são: Áries, Leão e Sagitário.

Elemento Ar

Como já dissemos, o elemento Ar está fortemente ligado às questões mentais. Por isso, as pessoas que têm signos de Ar são pessoas muito envolvidas com as ideias e teorias abstratas.

Elas são visionárias e participam ativamente de processos criativos, não como aquelas que criam, mas como aquelas pessoas que idealizam. Os signos do Elemento Ar são: Gêmeos, Libra e Aquário.

Elemento Água

O elemento água representa o reino das emoções e sentimentos, por isso, as pessoas regidas por esses signos estão mais sintonizadas às dimensões mais profundas da vida, mesmo que não tenham consciência disso.

Essas pessoas fluem melhor com a vida. São mais discretas e reservadas e ligam-se às outras pessoas e situações de forma mais emocional. Os signos do Elemento Água são: Câncer, Escorpião e Peixes.

Elemento Terra

Quem tem signo de Terra está mais sintonizado com os sentidos físicos e com a realidade do mundo material. São pessoas com maior raciocínio prático, que estão conectadas mais com o mundo das formas que com o mundo das ideias.

As pessoas do signo de Terra são prestativas, determinadas e extremamente realizadoras. Elas não só agem, mas falam de forma mais prática que os signos regidos pelos demais elementos. Os signos do Elemento Terra são: Touro, Virgem e Capricórnio.


Gostou de conhecer os quatro Elementos e como eles influenciam nossa personalidade? Se você gostou, inscreva-se aqui para acompanhar mais artigos como este e não perder nossas atualizações!

Leia também:

Veja Também