Como o Planeta Mercúrio Afeta a Astrologia?

Mercúrio forte no Mapa Astral indica facilidade na comunicação e capacidade de processar bem as informações antes de tomar decisões

Compartilhar
Planeta Mercúrio
Mercúrio influencia a forma como as pessoas se comunicam. Fonte: Pixabay.

Assim como o Sol e a Lua, os planetas também estão profundamente associados à Astrologia, influenciando em diversas áreas da vida e da personalidade das pessoas. É o caso do Planeta Mercúrio, que influencia aspectos importantes como a saúde física, o trabalho, a rotina e a forma como os indivíduos se comunicam.

No Mapa Astral, Mercúrio fica exatamente na casa 6 e abriga os signos: Gêmeos e Virgem. Um fato interessante é que esse planeta é um dos que mais exercem influência na essência de uma pessoa. Por esse motivo, vamos falar hoje sobre sua força astrológica, seus aspectos positivos e negativos e, claro, sobre o temido Mercúrio retrógrado.

O que representa o Planeta Mercúrio na Astrologia?

Aspectos positivos

Na Mitologia romana, Mercúrio aparece como o deus das comunicações, motivo pelo qual o Planeta exerce bastante influência nas formas de comunicação e de expressão do cotidiano. Além disso, é o planeta do raciocínio e da razão e quando ele está bem posicionado no mapa, dá ao indivíduo a capacidade de compreender, processar e armazenar as informações recebidas com maior facilidade.

Positivamente, Mercúrio desperta no indivíduo o raciocínio e a capacidade de processar melhor as informações antes de tomar decisões. Também favorece a criatividade, a comunicação ― tanto escrita quanto falada ― e a aprendizagem. Outras características relacionadas à Mercúrio no seu aspecto positivo são:

  • Perspicácia;
  • Diplomacia;
  • Engenhosidade;
  • Habilidades manuais e intelectuais;
  • Capacidade investigativa;
  • Praticidade.

Aspectos negativos

Não é só harmonia que Mercúrio proporciona. Quando o astro é fraco no Mapa Astral, a pessoa pode ter problemas, principalmente de comunicação. Isso quer dizer que ela pode não ser muito clara, além de sarcástica e até mesmo usar de falsidade para enganar os outros em favor de si mesma.

Como Mercúrio está muito associado à comunicação, no aspecto negativo ele pode levar o indivíduo a falar demais, sem necessariamente comunicar o que deseja. Inclusive, quando uma criança nasce com “Mercúrio no seu aspecto negativo”, demora a falar e tem problemas de aprendizagem.

Qual a influência do planeta Mercúrio nas casas astrológicas?

No mapa Astral, é importante saber em que Casa Astrológica o planeta Mercúrio se encontra. Essa posição define em qual área nos comunicamos melhor com as pessoas. Além disso, mostra quais áreas da nossa vida recebe mais influência dos nossos pensamentos e relações.

  • Casa 1 ― Nesta posição, Mercúrio indica adaptabilidade de ideias, muita inteligência e vivacidade.
  • Casa 2 ― Trata-se de uma pessoa que utiliza bem sua comunicação em transações financeiras e comerciais.
  • Casa 3 ― A pessoa com Mercúrio nesta casa é intuitivo, criativo, inteligente, curiosa e tenha muita facilidade com os estudos.
  • Casa 4 ― Indica pessoas que valorizam muito a comunicação na família, que buscam conhecer sua história e a de seus ancestrais.
  • Casa 5 ― Os que nascem com Mercúrio nesta casa são ótimos professores. Eles têm muita facilidade de passar seus conhecimento com brilhantismo.
  • Casa 6 ― Nesta casa, Mercúrio indica pessoas muito comunicativas no trabalho. Elas também destacam-se pela eficiência e organização.
  • Casa 7 ― A pessoa com Mercúrio nesta casa mantém uma boa comunicação com o parceiro e relaciona-se apenas com quem admira. No geral, as relações com essas pessoas são mais mentais do que emocionais.
  • Casa 8 ― As pessoas influenciadas por Mercúrio na casa 8 interessam-se por assuntos como espiritualidade e ocultismo. São pessoas reservadas que fazem seus planos em segredo.
  • Casa 9 ― Indica pessoas com interesses por assuntos que envolvem o intelecto, como filosofia, literatura e ciência. Também gostam de estudar Astrologia, Filosofia das religiões e ocultismo em geral.
  • Casa 10 ― Nesta casa, os nativos recebem de Mercúrio o gosto pela oratória e escrita. São pessoas que se comunicam muito bem em público.
  • Casa 11 ― As pessoas com Mercúrio na casa 11 tendem a apaixonar-se e fazer amizade com quem as estimula mentalmente.
  • Casa 12 ― Indica uma pessoa que segue mais a intuição do que a razão. Não hesita em emitir suas opiniões, por isso, tende a ser incompreendida pela família e parentes.

O que acontece quando o Mercúrio está retrógrado?

Não faz muito tempo que ouvia-se bastante falar em “Mercúrio Retrógrado”. Mas, o que isso significa afinal? Ao contrário do que muita gente pensa, nesta fase o Mercúrio não inverte sua órbita. O que acontece é uma ilusão de ótica, em que pensamos que o planeta está se movendo para trás. Entretanto, na Astrologia, acredita-se que o significado de um planeta retrógrado é bem mais profundo que isso.

Quando o Planeta Mercúrio está retrógrado, tudo o que está ligado à comunicação, contratos ou tecnologia, tendem a passar por problemas. Há uma desaceleração nessas áreas e é muito provável que você perca coisas. Além disso, há falhas em equipamentos ―  telefones, computadores ―, mensagens que chegam com erros, falhas de comunicação, dentre outras coisas. A melhor coisa a se fazer quando não só o Mercúrio, mas qualquer planeta está retrógrado, é esperar essa fase passar e ter paciência com os inconvenientes que podem ocorrer.


Entendeu como o Planeta Mercúrio afeta a Astrologia? Se você gostou deste conteúdo e quer ler outros sobre Astrologia, inscreva-se em nosso site para acompanhar nossas atualizações!

Leia também:

Veja Também