A Prática da Meditação e seus Benefícios

Confira o que é meditação, quais são os seus benefícios e comece a prática agora mesmo

Compartilhar
Menina praticando meditação
A prática da meditação e seus benefícios. Imagem: Pixabay.

Cada vez mais a meditação vem sendo praticada por pessoas em todo o mundo. Com certeza você conhece alguém que já inseriu a prática da meditação em sua rotina diária. E não é para menos, a meditação proporciona diversos benefícios para o corpo e para a mente.

Mas afinal, o que é meditação? Quais são esses benefícios? Como começar a praticar? Para responder a essas perguntas, preparamos este artigo especialmente para você. Acompanhe!

O que é meditação?

Podemos dizer que a meditação é um conjunto de técnicas que têm como objetivo fazer com que se atinja um nível avançado de concentração. Meditar é ficar em silêncio, manter a mente vazia e buscar a sabedoria interior.

Sua origem não é muito certa, mas sabe-se que a prática existe há muitos séculos no oriente. Porém, hoje está presente em todos os cantos do mundo e é praticada por milhares de pessoas. Por isso, cada povo e cultura compreende a meditação de uma forma diferente, mas sempre com um ponto em comum: a busca pela concentração e pela elevação da mente humana.

Meditar não é algo fácil e não acontece de repente. É um processo longo, que exige bastante disposição. Limpar a mente e focalizar a atenção no mundo interior pode ser complicado para muitas pessoas, afinal estamos o tempo todo sendo bombardeados por inúmeros estímulos do mundo exterior. Porém, com o tempo e a prática constante, torna-se muito fácil e é possível meditar em qualquer lugar e momento.

Os benefícios da meditação

São inúmeros os benefícios da meditação. E, entre os principais podemos citar:

  • Aumento do poder de concentração;
  • Redução dos sintomas de ansiedade;
  • Ajuda no processo de tomada de decisões;
  • Amplia a concentração e atenção na hora do estudo, trabalho e outras atividades diárias;
  • Diminuição das dores do corpo;
  • Aumento da imunidade;
  • Melhora nos quadros de depressão, nervosismo, raiva e confusão;
  • Melhora a circulação sanguínea e acalma os batimentos cardíacos;
  • Ajuda no equilíbrio do metabolismo;
  • Traz calma, paz e equilíbrio para o dia a dia;
  • Melhora as funções cerebrais;
  • Auxilia na organização e controle dos pensamentos;
  • Aumento a energia física e mental;
  • Redução do estresse;
  • Proporciona melhores noites de sono.

Por onde começar a prática da meditação?

Mulher praticando meditação na praia
A posição ideal para meditar é aquela em que você se sente confortável. Imagem: Pixabay.

 

Agora que você já sabe o que é meditação e quais são os seus benefícios, é hora de começar a praticar. E saiba desde já que a meditação é acessível para todos. Você não precisa ter conhecimentos específicos para começar a meditar, basta ter disposição, força de vontade e disciplina, como em tudo na vida.

Onde praticar a meditação?

Não existe um lugar certo para meditar, a única exigência é que ele seja tranquilo, pacífico e silencioso, pelo menos no começo. Por meio da prática e o desenvolvimento do estado meditativo, a meditação poderá ser realizada em qualquer lugar, pois você aprenderá a concentrar-se e ignorar as interrupções.

Como meditar?

A meditação pode ser realizada de várias formas. Algumas pessoas utilizam objetos para se concentrar, como velas, por exemplo. Já outras pessoas preferem mantras ou o barulho das águas.
 
No entanto, há uma terceira maneira, focada na respiração ou batimento cardíaco, é a mais indicada e utilizada. Para realizá-la, basta seguir os seguintes passos:
 
Foque na sua respiração. Observe o ar entrando e saindo dos seus pulmões. Isso fará com que seu cérebro centralize a atenção no seu corpo e naturalmente comece a eliminar o pensamento.
Tente não pensar no passado e nem no futuro, mas apenas no presente, na sua respiração.
Se notar que algum pensamento está te tirando do foco da meditação, volte para sua respiração. Concentre-se apenas em inspirar e expirar. Não deixe que sua mente se prenda por muito tempo em qualquer pensamento que seja.

Posição ideal para a prática da meditação

A posição ideal para meditar é aquela em que você se sente confortável. No entanto, muitas pessoas preferem a posição de lótus (sentado, com a coluna ereta, pernas cruzadas e mãos sobre as pernas). Mas se essa posição não é confortável ou possível para você, não insista. O mais importante é que você sinta-se confortável, pois se sentir dores poderá perder o foco e a concentração.
 
Meditar sentado em uma almofada na grama, ou em uma cadeira confortável é bastante indicado. E, pelo menos no começo ou quando estiver muito cansado, evite meditar deitado, pois você pode acabar dormindo.

Duração e frequência da meditação

O indicado é que você pratique a meditação todos os dias. Nos primeiros dias, fique na posição de meditação por 5 a 10 minutos para que você comece a se acostumar.  Conforme for se desenvolvendo na prática da meditação, vá aumentando o tempo, até que consiga meditar por 30 minutos todos os dias. 


Gostou das dicas? Pronto para começar a meditar e usufruir de todos os benefícios da prática? Cadastre-se aqui para receber mais conteúdo como este.

Leia também:

Veja Também