Chakra Laríngeo: Saiba o que ele é e como Mantê-lo Equilibrado

O chakra da garganta permite que você se expresse de maneira clara e honesta em qualquer situação com confiança

Compartilhar
Chakra laríngeo
O chakra laríngeo está ligado à purificação do corpo, da mente e do espírito. Imagem: Pixabay.

Também conhecido como chakra da garganta ou Vishuddha, em sânscrito, o quinto chakra do corpo humano é aquele cuja função é impulsionada pelo princípio de expressão e comunicação. Além disso, ele também serve como "sede" para as emoções.

Neste artigo, vamos falar sobre o chakra da garganta, suas principais características e como mantê-lo em equilíbrio.

Entenda o que é o chakra laríngeo

Posicionado entre a cabeça e o coração, unindo sentimento e pensamento, o chakra laríngeo está diretamente ligado à purificação do corpo, da mente e do espírito. Ele é muitas vezes representado em tons de azul radiante, a cor da sabedoria, fé, purificação e confiança.

Este chakra tem relação com o elemento Som. Através da garganta, o som é propagado para o ar e sua vibração pode ser sentida não apenas em nossos ouvidos, mas também em todo o nosso corpo. Por essa razão, ele é um importante instrumento de comunicação e expressão.

No corpo humano, ele está associado aos plexos braquial e faríngeo, estando conectado à boca, mandíbula, palato, língua e faringe. Também tem ligação com o pescoço e os ombros. 

A glândula associada ao quinto chakra é a tireóide, que regula o processamento da energia no corpo por meio da temperatura, do crescimento e, em grande parte, do metabolismo.

Características do chakra laríngeo equilibrado

Os chakras têm funções importantes no corpo humano em suas dimensões física, emocional e espiritual. Quando sua energia flui livremente, usufruímos de saúde nesses aspectos da existência, por isso, é tão importante mantê-los em equilíbrio.

Alguns sinais comportamentais e psicológicos do correto funcionamento do chakra da garganta, ou seja, quando ele não está bloqueado ou hiperativo, são:

  • Capacidade de expressar nossa verdade e de falar abertamente;
  • Bom senso de tempo e espaço;
  • Boa comunicação, seja ela verbal ou não;
  • Conexão com os reinos mais sutis do espírito (reino etérico);
  • Habilidades intuitivas;
  • Propensão de criar e de transformar ideias em coisas concretas;
  • Capacidade de perceber sua própria vocação e propósito de vida. 

Podemos dizer que o chakra laríngeo trata da expressão de você mesmo: sua verdade, seu propósito de vida e a forma como expressa sua criatividade. 

Observe que este chakra tem uma conexão natural com o segundo chakra (esplênico), que também é um centro de emoções e criatividade. Mas, a ênfase do chakra da garganta está em expressar e projetar a criatividade no mundo de acordo com sua forma perfeita ou autenticidade.

Outra função do chakra laríngeo é conectá-lo ao espírito. Devido à sua localização, muitas vezes é visto como o “gargalo” do movimento da energia no corpo. Situa-se um pouco antes dos chakras superiores da cabeça. 

Como foi dito, o quinto chakra está associado ao corpo etérico, que supostamente contém a planta ou modelo perfeito das outras dimensões do corpo. É um ponto de referência importante para alinhar a energia por todo o sistema de chakras.

Sinais de que o chakra da garganta está desequilibrado

Agora que você conheceu os sinais de um chakra laríngeo equilibrado, veja quando ele não está trabalhando corretamente, ou seja, não está em harmonia. Infelizmente, quase todas as pessoas apresentam desajustes nesses centros de energia devido às várias experiências de vida pelas quais passaram.

Um chakra da garganta bloqueado pode contribuir para sentimentos de insegurança, timidez e introversão. Em outro aspecto, um chakra da garganta hiperativo também pode levar a comportamentos associados à fofocas, a falar sem parar e também a ser verbalmente agressivo ou mesquinho. 

Pode parecer que o filtro entre o discurso que você tem em mente e o que sai de sua boca não esteja funcionando corretamente. Em outras palavras, problemas de comunicação entre quem você é e o que você expressa.

Outros sinais importantes são:

  • Não ser capaz de ouvir os outros;
  • Medo de falar;
  • Dificuldade de manter a palavra ou de guardar segredos;
  • Falta de propósito de vida;
  • Voz excessivamente baixa.

Como equilibrar o chakra laríngeo

O chakra da garganta permite que você se descubra e fale com sabedoria e honestidade, independentemente da situação ou companhia em que esteja. Quando ele precisa de cura, existem alguns exercícios simples que você pode fazer para fortalecer e restaurar seu equilíbrio.

Utilizar a cor azul

Como este chakra está associado à cor azul, utilizar esta cor pode estimulá-lo de forma positiva. Você pode, por exemplo, incorporar a cor azul à decoração de sua casa e do trabalho. Essa é uma maneira agradável e sutil de trazer a atenção para o chakra da garganta. Usar pedras azuis também é um grande estímulo para o equilíbrio deste centro de energia. Meditar com foco na cor azul também ajuda bastante.

Utilize a conversa como ferramenta

Fale abertamente com amigos próximos e familiares. Faça questão de ser aberto e honesto com tudo o que você disser. O simples fato de falar de maneira sincera ajuda a fortalecer e equilibrar o chakra da garganta. 

Utilize a escrita como forma de expressão

Aprender como se expressar sem censura pode ser valioso. Para isso, não tem nada melhor que escrever para si mesmo. Sendo assim, pratique a autoexpressão consciente por meio de um diário. Ponha tudo no papel sem censura ou julgamentos. Apenas escreva, e sempre que possível, reveja o que escreveu.

Utilize ferramentas de aromaterapia

A aromaterapia pode ajudar a dissipar a negatividade e restaurar o equilíbrio dos chakras. Considere a introdução de um ou uma combinação desses aromas para curar e ativar seu quinto centro de energia:

  • Calêndula;
  • Jasmim;
  • Sândalo;
  • Alecrim;
  • Ylang Ylang.

Beba água

Por fim, beba mais água. Faça um esforço consciente para beber mais água ao longo do dia. A água não apenas ajuda a mantê-lo hidratado, mas também auxilia na limpeza do chakra da garganta, permitindo um fluxo saudável de energia.


O que achou do artigo sobre o chakra laríngeo? Se você gostou, aproveite e inscreva-se em nosso site. Assim, você receberá nossas atualizações sobre horóscopo e outros assuntos!

Leia também:

Veja Também