Chakra Cardíaco: Saiba o que ele é e como Mantê-lo Equilibrado

O chakra cardíaco é o centro do amor e da conexão e funciona como uma ponte entre as aspirações terrenas e espirituais

Por Nosso Horóscopo
Compartilhar
Chakra cardíaco
O chakra cardíaco ajuda a transcender as limitações impostas pelo ego. Imagem: Pixabay.

Também conhecido como chakra do coração ou Anahata, em sânscrito, o chakra cardíaco é um dos sete centros de energia do corpo humano. Localizado no centro do sistema de chakras, ele é frequentemente visto como o ponto de integração das aspirações pessoais e altruístas por meio do amor e do relacionamento. 

Neste artigo, vamos falar sobre o chakra do coração, suas principais características e como mantê-lo em equilíbrio.

Entenda o que é o chakra cardíaco

O chakra cardíaco é o quarto chakra contando da parte inferior da coluna. Ele é representado pela cor verde, embora em frequências de energia mais altas possa ser visto com nuances de rosa.

Este centro de energia está associado ao elemento Ar, afinal, sua energia tem relação com a respiração e seus movimentos, também remete à ideia de amplitude e conexão entre os elementos.

Além disso, é o chakra que conecta os centros de energia inferior e superior do corpo. Em outras palavras, o chakra cardíaco atua como um verdadeiro meio de integração dos assuntos terrenos e das aspirações mais superiores da vida. A energia que circula neste ponto, que é a do coração, não separa o terreno do espiritual, mas os integra de forma harmoniosa.

É por esse motivo que estamos falando do chakra que conecta e relaciona. Sua ênfase está no amor, em dar e receber e em como podemos nos relacionar de forma leve e fluida. 

Características do cardíaco equilibrado

Quando está equilibrado, a energia do chakra do coração se manifesta em algumas características psicológicas e comportamentais. Algumas delas são:

  • Aumenta nossa capacidade de amar;
  • Promove uma integração entre nossas aspirações terrenas e espirituais;
  • Ajuda a transcender a identidade pessoal e as limitações impostas pelo ego;
  • Proporciona uma experiência de amor incondicional e conexão com o mundo;
  • Aumenta a capacidade de apreciar a beleza das coisas;
  • Permite vivenciar relacionamentos profundos e significativos.

Para que esses comportamentos sejam possíveis, é necessário estar com o chakra cardíaco em harmonia. Quando ele está em desequilíbrio — ou seja, bloqueado ou hiperativo — a pessoa apresenta distúrbios associados a essas situações. 

Sinais de que o chakra cardíaco está desequilibrado

Uma vez que os chakras são centros de energia que influenciam a saúde física, emocional e espiritual das pessoas, é preferível que eles estejam funcionando em perfeito equilíbrio.

Mas infelizmente, nem sempre é isso o que acontece, pois o chakra cardíaco pode entrar em desequilíbrio como resultado de experiências com forte carga emocional vivenciadas desde tenra idade. 

Além disso, também são motivadores desse desequilíbrio doenças físicas e até mesmo mudanças significativas no ambiente em que a pessoa vive. A seguir, veja quais os principais sinais de uma pessoa com o chakra do coração em desequilíbrio:

  • Comportamento defensivo;
  • Ciúmes;
  • Medo de ter intimidade com as pessoas;
  • Introspecção e isolamento;
  • Codependência;
  • Necessidade de aprovação e de atenção dos outros;
  • Vitimização diante da vida;
  • Incapacidade de dar e receber;
  • Dificuldade de perdoar.

A falta de harmonia no chakra cardíaco também pode se manifestar no nível físico, por meio de problemas circulatórios e relacionados ao coração, assim como doenças respiratórias. 

Como equilibrar o chakra cardíaco

O chakra cardíaco é como um canal para uma forma de energia frequentemente associada ao amor. Quando a energia deste chakra não flui, pode-se experimentá-la em diferentes níveis, desde o físico e emocional até o existencial. 

Ao equilibrar o chakra do coração, pode-se experimentar um aumento na energia, positividade, amor, compaixão e maior senso de conexão com a vida. 

Para curar o quarto chakra, algumas coisas podem ser feitas, como se cercar de coisas que o estimulem. Como a cor deste centro de energia é verde, usar roupas e jóias verdes e até mesmo acender velas desta cor podem ajudar. 

A meditação regular e a prática de ioga também são bastante úteis para harmonizar a energia do chakra cardíaco. Ao sentar para meditar, concentre-se na própria respiração e imagine uma bola de energia de cura verde na altura do seu peito. Visualize essa frequência removendo suavemente qualquer bloqueio.

Como o elemento do Anahata é o Ar, a respiração profunda ou a prática do pranayama são muito úteis também. Asanas da ioga que abrem o peito, como postura da águia e flexões para trás, também são bastante recomendadas.


O que achou do artigo sobre o chakra cardíaco? Se você gostou, aproveite e inscreva-se em nosso site. Assim, você receberá nossas atualizações sobre horóscopo e outros assuntos!

Leia também:

Veja Também