Chakra Frontal: Saiba o que ele é e como Mantê-lo Equilibrado

O chakra frontal permite ver a realidade com clareza e aumenta a percepção para realidades mais sutis mediante a intuição

Compartilhar
Chakra frontal
O chakra frontal está associado às dimensões arquetípicas e ao reino dos espíritos. Imagem: Pixabay.

O sexto chakra do corpo humano é o chakra frontal, também conhecido como chakra do terceiro olho ou como Ajna, em sânscrito. Localizado na testa, mais precisamente entre as sobrancelhas, é o principal centro da intuição. 

Neste artigo, vamos falar sobre o chakra frontal, suas principais características e como mantê-lo em equilíbrio.

Entenda o que é o chakra frontal

O chakra Ajna é o sexto dos sete chakras básicos, ou centros de energia, presentes no corpo humano. Às vezes referido como "consciência", este chakra governa a glândula pineal, além da visão, intuição, memória e imaginação.

Indigo é a cor geralmente associada ao chakra frontal.  A cor do chakra do terceiro olho também pode ser vista como um roxo translúcido ou branco azulado. No entanto, mais do que a cor em si, ele é caracterizado pela qualidade de sua luminescência ou brilho suave, algo que nos lembra a luz da Lua.

Já o elemento associado a este centro de energia é o que podemos chamar de “elemento supremo”, que é a combinação de todos os elementos em sua forma pura.

No corpo humano está associado à glândula pineal, que é responsável por regular o biorritmo, incluindo o sono e o tempo de vigília. É uma glândula localizada no cérebro que é o centro das atenções por causa de sua relação com a percepção e com estados alterados ou místicos de consciência. 

Características do chakra frontal equilibrado

O chakra frontal é um instrumento para perceber as qualidades mais sutis da realidade. Vai além dos sentidos mais físicos, ou seja, alcança o reino das energias sutis. Isso quer dizer que despertar o terceiro olho permite que você se abra para uma sensibilidade intuitiva e percepção interior. 

Podemos dizer que o chakra do terceiro olho está associado às dimensões arquetípicas, bem como ao reino dos espíritos.

Em equilíbrio, ou seja, quando sua energia flui livremente, o sexto chakra está associado a algumas características comportamentais e psicológicas. Algumas delas são:

  • Percepção de dimensões mais sutis da vida;
  • Intuição aflorada;
  • Acesso a estados e experiências místicas;
  • Habilidades psíquicas relacionadas à clarividência e à clariaudiência;
  • Aumento da percepção;
  • Conexão com a sabedoria;
  • Aumento da inspiração e criatividade.

Sinais de que o chakra do terceiro olho está desequilibrado

Como já foi dito, é necessário que a energia de cada chakra flua livremente para que a pessoa obtenha os benefícios dela. No entanto, nem sempre é isso o que acontece. A maioria das pessoas vivenciam bloqueios que acabam impedindo esta energia de fluir, causando uma série de problemas físicos e emocionais.

Mas, como saber quando o chakra frontal está desequilibrado? Alguns sinais que podemos notar são:

  • Falta de clareza em relação a si mesmo e à vida;
  • Dificuldade de olhar além dos problemas;
  • Visão orientada apenas para si mesmo;
  • Rejeição a tudo o que é considerado “espiritual”;
  • Propensão a fantasias e alucinações a respeito da realidade;
  • Dificuldade de se concentrar;
  • Indecisão, procrastinação e medo do desconhecido;
  • Dificuldade de processar informações;
  • Problemas no nível físico, como insônia, enxaqueca, depressão, ansiedade, pressão alta e dor ciática.

Como equilibrar o chakra frontal

O chakra frontal equilibrado estimula a concentração, o foco e a confiança na intuição. A seguir, veja algumas dicas para mantê-lo em harmonia, ou seja, aberto e com sua energia fluindo livremente.

Adicione a cor do chakra à sua rotina

Cercar-se de tons índigo (combinação de azul e violeta) sutis pode ajudar a desbloquear o sexto chakra, aumentando o fluxo de energia. Além disso, utilize essa cor também na hora de escolher as roupas e jóias que tenham essa cor.

Pratique a meditação do terceiro olho

De todos os exercícios que você pode fazer para equilibrar o chakra frontal, aqueles que exigem que você realmente envolva o terceiro olho são os melhores. É o caso da meditação, que você pode fazer da seguinte maneira:

Sente-se confortavelmente e com os olhos fechados. Visualize uma bola de energia azul (ou violeta) na área do seu terceiro olho. Concentre-se e mantenha essa imagem ativa. Assim, você ativa a energia do sexto chakra. Concentrar-se nessa imagem não só ajuda a abrir o centro de energia, mas também ajuda a dissipar o desequilíbrio e a curar o chakra em questão.

Faça o uso de pedras

Use pedras de cura que tenham a mesma frequência vibracional e cor do chacra Ajna para limpar a negatividade e restaurar o fluxo de energia adequado. Alguns exemplos são:

  • Ametista;
  • Quartzo;
  • Obsidiana Negra;
  • Moldavita;
  • Lápis Lazúli.

Cultive o silêncio

Mantenha a mente em silêncio, seja por meio da meditação ou apenas sentado calmamente na natureza ou absorvido em sua arte ou prática esportiva favorita. Essa prática é boa porque a percepção do terceiro olho eleva seus sentidos a níveis mais sutis. 


O que achou do artigo sobre o chakra do terceiro olho? Se você gostou, aproveite e inscreva-se em nosso site. Assim, você receberá nossas atualizações sobre horóscopo e outros assuntos!

Leia também:

Veja Também