Chakra Coronário: Saiba o que ele é e como Mantê-lo Equilibrado

O chakra coronário é a porta de entrada para a sabedoria espiritual que conecta o indivíduo a um universo mais amplo

Compartilhar
Chakra coronário
O chakra coronário é o centro do conhecimento e da iluminação. Imagem: Pixabay.

O chakra coronário, também conhecido como chakra da coroa ou Sahasrara, em sânscrito, é o sétimo chakra do corpo humano. Localizado no topo da cabeça, ele dá acesso a estados superiores de consciência à medida que nos abrimos para o que está além das nossas preocupações e visões pessoais.

Neste artigo, vamos falar sobre o chakra coronário, suas principais características e como mantê-lo em equilíbrio.

Entenda o que é o chakra coronário

O chakra coronário governa a comunicação interna com nosso eu espiritual. Sua função é dirigida pela consciência e nos coloca em conexão com a Força Vital Universal, que está dispersa por todo o sistema de chakras.

Ele é o centro do conhecimento e da iluminação e é frequentemente representado por uma flor de lótus que desabrocha para expressar a evolução e o crescimento do espírito ao longo da vida. 

É o centro de energia que permite às pessoas irem além das necessidades materialistas individuais para se conectarem com o todo universal. A abertura do chakra coronário traz uma visão espiritual, atenção plena e a capacidade de viver com autoconfiança em todos os aspectos da vida.

Sua cor geralmente é a branca, embora também possa ser representado como um roxo profundo. A cor áurica da energia do chakra coronário também pode ser vista como ouro. O elemento deste chakra é o pensamento e também a luz, pois ele manifesta o conhecimento e toda a vida ao nosso redor.

No corpo humano, o chakra da coroa está associado principalmente à glândula pituitária. Mas, também relaciona-se com a glândula pineal e o hipotálamo, que trabalham em pares para regular o sistema endócrino. Por estar localizado na região do cérebro, este centro de energia influencia bastante o sistema nervoso e as funções cerebrais.

Características do chakra coronário equilibrado

O chakra coronário ajuda a transcender nossas limitações, sejam elas pessoais ou aquelas vinculadas ao espaço e ao tempo. É onde o paradoxo se torna norma, onde aparentemente os opostos são um. A qualidade da consciência que vem com o chakra coronário é universal, transcendente.

À medida que estamos imersos na energia do chakra coronário, sentimos um estado de união com tudo o que existe, uma sensação de êxtase espiritual. Além do mais, este chakra permite acesso à maior clareza e sabedoria iluminada. 

Algumas das características psicológicas e comportamentais da pessoa que está com o chakra da coroa em harmonia são:

  • Conscientização da existência de uma consciência superior;
  • Consciência sobre o que é o sagrado;
  • Conexão com o ilimitado, com a sabedoria Universal;
  • Sensação de êxtase e bem-aventurança;
  • Liberação de padrões limitantes;
  • Comunhão com estados superiores de consciência.

Alguns descrevem o chakra da coroa como a porta de entrada para o eu cósmico ou o eu divino, pois ele está ligado ao infinito, ao universal.

Sinais de que o chakra da coroa está desequilibrado

O chakra da coroa é aquele que tem relação com a expressão da espiritualmente da pessoa nos níveis mais elevados. Mas, essa expressão só é possível quando ele está em harmonia. Quando sua energia não está fluindo livremente, alguns problemas de ordem emocional, física e espiritual podem surgir. 

Na verdade, uma deficiência no chakra da coroa tende a causar problemas sutis e sistêmicos, como depressão, fadiga crônica, enxaqueca e outras dores de cabeça. O desequilíbrio do chakra coronário também pode se manifestar como uma sensação de falta de conexão com a realidade superior e negação do sagrado. 

Entretanto, pode se manifestar também como o contrário, ou seja, com uma desconexão do corpo e das coisas terrenas. É o caso de pessoas que desenvolvem um apego excessivo às questões espirituais. 

Um chakra da coroa desequilibrado também pode ter relação com dificuldades de aprendizagem, distúrbios do sono e doenças mentais. E, por fim, isolamento, falta de direção na vida e incapacidade de atingir metas.

Como equilibrar o chakra coronário

Agora que você sabe quais os sinais de desequilíbrio do chakra coronário, veja o que pode ser feito para que ele volte a funcionar corretamente. 

A cura desse chakra pode assumir muitas formas. A meditação, por exemplo, é um dos métodos mais eficazes para equilibrar esse e os outros chakras. Pode ser útil visualizar uma luz branca ou violeta brilhante fluindo para o topo da cabeça e eliminando quaisquer bloqueios. 

Você pode visualizar também uma flor de lótus branca ou violeta desabrochando em cima da sua cabeça, já que o símbolo do chakra Sahasrara é uma flor de lótus de mil pétalas.

Outra maneira de buscar equilíbrio dos chakras e em especial do coronário é o uso de pedras de cura. Elas ajudam a dissolver bloqueios e potencializam a energia. Pedras como quartzo, diamante, ametista e outras de cor branca ou roxa são as mais indicadas para trabalhar com a cura do chakra da coroa.

A prática regular de ioga também pode ajudar a equilibrar esse chakra. Posturas de ioga específicas para o chakra da coroa incluem asanas invertidas, como a parada de cabeça e os ombros apoiados. Pratique lentamente, concentrando-se fortemente na respiração. 

Os elementos do chakra coronário são o pensamento e a luz. Sendo assim, passar algum tempo sob a luz do sol é bom para equilibrar o chakra coronário. Inclusive, ler ou resolver quebra-cabeças ao ar livre em um dia ensolarado é uma maneira fácil de ajudar a curar o chakra coronário.


O que achou do artigo sobre o chakra da coroa? Se você gostou, aproveite e inscreva-se em nosso site. Assim, você receberá nossas atualizações sobre horóscopo e outros assuntos!

Leia também:

Veja Também