São Rafael Arcanjo, O Guardião da Saúde

Assim como conduziu Tobias em sua viagem, São Rafael tem como missão conduzir a humanidade, protegendo-a de todos os males!

Compartilhar
São Rafael Arcanjo
São Rafael tem como missão conduzir o homem, defendendo-o de todos os males. Fonte: Flickr.

Apesar de suas aparições na Bíblia serem mais discretas, São Rafael é tão importante quanto os demais arcanjos. Seu nome significa “Deus curou” e “enviado por Deus para curar em Seu nome”. Por isso ele é considerado o guardião da saúde, aquele para quem os devotos rezam em busca de cura física e espiritual. 

Além disso, São Rafael Arcanjo é o padroeiro dos médicos, cegos, sacerdotes, soldados, viajantes e escoteiros. Um fato interessante sobre o Arcanjo Rafael é que ele foi o único a andar na terra como homem. Inclusive, sua história é contada no livro de Tobias, que relata seu encontro com ele em uma estrada durante uma viagem.

História de São Rafael

Portador da capacidade de curar e do dom da transformação, São Rafael tem como missão conduzir o homem, ensinando-lhe como se defender contra os males, sejam eles físicos ou espirituais. Também é portador da misericórdia e, por isso, olha por todos os corações que precisam dele com amor e serenidade. Por essa razão, está sempre presente nas instituições de caridade e hospitais, realizando as curas de quem ainda não está pronto para partir.

Representado com um peixe nas mãos, o Arcanjo da cura é referenciado pelos seus devotos devido às graças e libertações alcançadas por eles, principalmente contra os males que afetam o corpo físico, ainda que muitos tenham obtido também curas emocionais e espirituais. 
Assim como São Gabriel Arcanjo e São Miguel Arcanjo, São Rafael é reverenciado no dia 29 de setembro, data que a Igreja Católica celebra seus feitos e milagres. Para seus devotos e toda comunidade cristã, São Rafael Arcanjo traz cura física, sendo o principal milagre a cura do pai de Tobias, Tobit.

Aparição de São Rafael Arcanjo

A aparição mais conhecida de São Rafael foi para Tobias, em sua viagem. o Arcanjo, na forma humana, acompanhou o homem, ajudando-o com suas dificuldades e agindo como um verdadeiro guia e protetor. Além disso, aconselhou o jovem Tobias a casar-se com Sara e falou como poderia curar seu pai, que era cego. Por fim, São Rafael revelou que era, na verdade, um dos sete anjos que estão na presença do Senhor:  

“Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e têm acesso junto à Glória do Senhor” (Tb 12,15)

Oração a São Rafael

Guardião da saúde e da cura, peço que vossos raios curativos desçam sobre mim, dando-me saúde e cura.

Guardai meus corpos físico e mental, livrando-me de todas as doenças.

Expandi Vossa beleza curativa em meu lar, meus filhos e familiares, no trabalho que executo, para as pessoas com quem convivo diariamente.

Afastai a discórdia e ajuda-me a superar conflitos.

Arcanjo Rafael, transformai a minha alma e o meu ser, para que eu possa sempre refletir a vossa Luz.

Que assim seja.

Amém!


Gostou de saber mais sobre quem foi São Rafael Arcanjo? Se você gostou, inscreva-se em nosso site e receba nossas atualizações em sua caixa de entrada!

Leia também:

Veja Também