São Gabriel Arcanjo, O Anunciador das Revelações Divinas

Ele é o anjo da anunciação, responsável pelas revelações mais importantes do Cristianismo!

Compartilhar
São Gabriel Arcanjo
São Gabriel é conhecido como mensageiro de revelações divinas. Trecho do quadro “A Anunciação” de Leonardo da Vinci. Fonte: Wikimedia Commons.

Gabriel é um dos Arcanjos que, junto com São Rafael Arcanjo e São Miguel Arcanjo, são considerados os Mensageiros de Deus. Os três são citados com muita frequência no livro de apocalipse, sendo que Gabriel é amplamente citado em toda a Bíblia. 

O nome Gabriel quer dizer “Deus é poderoso”. Ele é especialmente conhecido como um mensageiro em revelações importantes, não só no Catolicismo, mas também em outras religiões, como o Judaísmo e o Islamismo. É o caso da preciosa anunciação da encarnação do Filho de Deus à Virgem Maria, feita por São Gabriel e narrada por São Lucas. Isso faz do Arcanjo Gabriel o mensageiro de Deus por excelência.

”No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria” (Lc 1,26)”

História do Arcanjo Gabriel

São Gabriel pode ser considerado o anjo da anunciação, aquele que cumpria os propósitos de Deus na Terra. Além de ser também o anjo da ressurreição, visto que foi ele quem disse a Jesus que seria ressuscitado; e o anjo do dia do Julgamento, por anunciar também tal acontecimento no apocalipse.

O dia 29 de setembro é reconhecido na Igreja Católica como o dia de São Gabriel Arcanjo. No mesmo dia, é comemorado o dia de São Miguel Arcanjo e São Rafael Arcanjo, os principais mensageiros de Deus.

Algumas das principais revelações de São Gabriel que podemos citar, são:

  • Quando anuncia a Zacarias que Isabel seria sua esposa;
  • A Virgem Maria, que seria a mãe do Filho de Deus;
  • A São José, falando sobre a condição de Maria e sua fidelidade;
  • Anunciou a ressurreição de Cristo às mulheres santas;
  • Disse a José para fugir para o Egito e do mesmo modo que retornasse à Jerusalém.

Vale a pena destacar também a presença do Arcanjo da anunciação em outras religiões. No Talmude judeu ele é citado várias vezes, no Islã, ele é reconhecido como o anjo que ditou o Alcorão para Maomé. No entanto, no Islamismo ele não é conhecido como Gabriel e sim como Jibril.

Oração a São Gabriel

A seguir, veja a oração feita pelos devotos de São Gabriel:

“Vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus,

abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. 

Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações,

saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes.

Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo. São Gabriel Arcanjo, rogai por nós. Amém.”


E então, achou útil este conteúdo sobre São Gabriel Arcanjo? Se você gostou, inscreva-se em nosso site e receba nossas atualizações em sua caixa de entrada!

Leia também:

Veja Também