São Miguel Arcanjo, O Protetor

Considerado o Chefe dos Mensageiros de Deus, São Miguel Arcanjo é adorado por milhares de pessoas que buscam proteção!

Compartilhar
São Miguel Arcanjo
São Miguel compõe a alta hierarquia dos anjos. Fonte: Wikipedia Commons.

Dotado de muita popularidade, São Miguel Arcanjo é um dos 7 arcanjos divinos, um ser celestial que protege os vivos e os mortos e ainda dá aos seus devotos a coragem para superar os obstáculos.

Além disso, é bastante conhecido como o arcanjo que expulsou Lúcifer do céu, impedindo suas más intenções. Talvez seja esse o maior motivo de ser considerado um protetor e guerreiro e sua oração é uma das mais poderosas e utilizadas por quem busca proteção para suas vidas.

História de São Miguel, o Guerreiro

Junto com São Rafael Arcanjo e São Gabriel Arcanjo, São Miguel compõe a alta hierarquia dos anjos, ou seja, aqueles que servem diretamente ao trono de Deus. Em hebraico, Miguel significa “Aquele que é similar a Deus”.

São Miguel Arcanjo atua como o Chefe dos Mensageiros de Deus, motivo pelo qual faz parte da classe de arcanjos, visto que a palavra “arcanjo” remete à princípio, àquele que lidera. Além de Chefe dos Mensageiros, é considerado o “Primeiro Anjo”, fato que faz com que ele seja ainda mais poderoso.

São Miguel é conhecido por ter expulsado Lúcifer do céu, como narra a seguinte passagem do Apocalipse:

“Houve uma grande batalha: Miguel e seus anjos lutaram contra o Dragão. O Dragão também lutou, junto com seus anjos, mas foram derrotados, e não houve mais lugar para eles no céu.” (Ap 12, 7-8)

Desde então, o Arcanjo Protetor é adorado e solicitado pelas pessoas que buscam proteção e ajuda espiritual para combater todos os tipos de males e dos obstáculos pelo caminho.

Um fato interessante é que São Miguel Arcanjo é conhecido não apenas entre os cristãos. Sua fama se estende a outras religiões, como judaísmo, islamismo e em correntes espiritualistas da nova era. É o caso da oração de libertação espiritual dos 21 dias, feito por milhares de pessoas em todo o mundo. 

Proteção de São Miguel Arcanjo em Colossos

Apesar de não ser uma aparição, vale a pena citar a importância da intercessão de São Miguel Arcanjo na região de Colossos, quando São João Evangelista anunciou que o Arcanjo Miguel era protetor da cidade. 

Após este acontecimento, brotou na porta da cidade uma fonte que era tida como sagrada e carregada do poder e proteção de São Miguel. Doentes de todos os lugares vinham buscar cura, assim como os infortunados buscavam algum alívio. Para conseguir a graça, era necessário invocar o Arcanjo fazendo o sinal da cruz.

Aparição do Arcanjo Miguel no Monte Gargano

A comemoração ao Arcanjo Miguel no dia 29 de setembro se dá devido à consagração da Igreja Católica no local da sua aparição no Monte Gargano. 

Conta-se que no século V, em Siponto, bem aos pés do Monte Gargano, vivia um pastor chamado também de Gargano. Certo dia, uma de suas ovelhas fugiu para o alto do monte, na entrada de uma gruta. Como o resgate da rese era difícil e a mesma era arisca, o pastor resolveu matá-la para aproveitar sua carne. Foi então que acertou-lhe uma flecha, mas a ovelha, como se estivesse sendo puxada por uma força invisível, voltou-se no espaço e atacou, ferindo, o pastor. 

O acontecimento espantou todos que estavam presentes que, não sabendo explicar o que aconteceu, buscaram a opinião do bispo da cidade. O mesmo, não sabendo explicar o que aconteceu, ordenou três dias de jejum com a finalidade de pedir a Deus uma revelação sobre o acontecimento.

Foi quando, no final da vigília e do jejum, revelou-se o segredo: a aparição do próprio São Miguel ao bispo. Na ocasião, o Mensageiro Divino disse que ele mesmo operou o prodígio da montanha para indicar que aquele local estava sob sua proteção. Além disso, ordenou que ali fosse prestado um culto especial. 

Oração de Proteção do Arcanjo Miguel

São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, 

cobri-nos com vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio.

Deus lhe impere, instantemente o pedimos.

E vós, Príncipe da Milícia celeste, pelo divino poder,

precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.

Amém.


Gostou do nosso artigo sobre São Miguel Arcanjo? Se você gostou, inscreva-se em nosso site e receba nossas atualizações em sua caixa de entrada!

Leia também:

Veja Também