O Uso das Cores no Feng Shui: Como Ambientar a sua Casa

Vitalidade, segurança e espiritualidade: essas são apenas algumas das energias que as cores podem levar para a sua casa

Compartilhar
Cristaleira azul com vários objetos coloridos
Escolher a cor certa ajuda a transmitir boas vibrações para o ambiente. Imagem: Pixabay.

Saber como usar as cores no Feng Shui é uma ótima maneira de garantir boas vibrações para a sua casa. A arte chinesa lida com a harmonização das energias no ambiente e cada tom expressa determinada força energética, influenciando a forma como nos sentimos dentro de um espaço. Para entender esse assunto em mais detalhes confira o artigo de hoje.

As cores no Feng Shui

Feng Shui é uma arte chinesa milenar que estuda as energias do Universo e como elas influenciam nosso cotidiano. Cada espaço, construído ou natural, tem vibrações boas e ruins, então, é preciso trabalhar para que um ambiente mantenha o lado positivo do universo e disperse a energia negativa. Isso é feito por meio de várias técnicas e uma delas é o uso das cores.

As cores no Feng Shui estão ligadas aos cinco elementos da natureza: Metal, Madeira, Fogo, Água e Terra. Cada um desses libera sensações diferentes em um local e conecta-o com o ecossistema global. Portanto conhecer essas relações ajuda você a fazer escolhas mais conscientes para sua casa.

Além da relação com a natureza, os diferentes tons têm relação direta com o Baguá, um mapa energético de oito faces usado em uma das vertentes do Feng Shui. Logo abaixo mostramos que cor usar para melhorar cada área da vida representada no Baguá:

  1. Relacionamentos e amor: branco e vermelho;
  2. Espiritualidade e sabedoria: azul, violeta e verde;
  3. Trabalho: preto e azul escuro;
  4. Prosperidade e riqueza: roxo e púrpura;
  5. Família e saúde: verde;
  6. Sucesso e fama: vermelho;
  7. Criatividade e sonhos: branco;
  8. Amigos: branco e preto.

O uso no ambiente

Você pode aplicar as cores em um ambiente pintando as paredes do local ou apenas utilizando objetos e móveis dos tons que deseja. Isso trará a força energética de cada matiz para o espaço desejado.
Na hora de escolher a cor, além do significado que ela possui, considere também a sensação que ela transmite para você. Sendo assim, tenha paciência e observe diferentes tonalidades até encontrar o tom que realmente deseja.

Cores e seus significados

Agora que você já entende a importância das cores no Feng Shui, vamos esclarecer o significado que algumas delas possuem.

Azul

Cama azul
O azul transmite harmonia, tranquilidade e sabedoria. Imagem: Pixabay.


A cor azul está ligada ao elemento Água e também à Madeira, quando usada em tons mais esverdeados. Em sua essência, ela transmite harmonia, tranquilidade e sabedoria. É ideal para ser usada em salas de estar, espaço de meditação e nos quartos.

Amarelo

Sala de estar
O amarelo está ligado à comunicação, riqueza e alegria. Imagem: Pixabay.

 

O amarelo representa a Terra e está ligado à comunicação, riqueza e alegria. É um ótimo tom para ser usado em escritórios e salas de estudo, pois aumenta a concentração.

Vermelho

O vermelho e seus matizes representam vitalidade e autoestima. Imagem: Pixabay.


O vermelho e seus matizes representam vitalidade e autoestima. Ligados ao elemento Fogo, eles devem ser usados com moderação, caso contrário podem gerar desequilíbrio energético ao atrair toda a atenção do ambiente. Empregue a cor na cozinha, sala de estar e até no escritório, mas sempre evite os quartos.  

Roxo

Ambiente de trabalho
O roxo é uma cor que representa espiritualidade. Imagem: Pexels.


O roxo é uma cor que no Feng Shui representa espiritualidade e é ótima para ser usada em espaços de meditação ou em locais que estimulem a reflexão, como uma sala de estar ou biblioteca. O tom está ligado ao elemento Fogo e também exige moderação, caso contrário pode causar ansiedade e melancolia.

Branco

Cozinha branca
Branco é a cor da pureza. Imagem: Pixabay.


Branco é a cor da pureza e representa a mistura perfeita de todos os outros tons. Ligado ao Metal, ele pode ser usado em portas, tetos e paredes dos mais diversos cômodos. Só tenha atenção para não deixar o espaço completamente branco, pois isso retira a vitalidade de uma área, gerando energias ruins.

Preto

Sofá preto
O preto transmite inteligência e sabedoria. Imagem: Pixabay.


A ausência total de cor reflete-se no preto. Ligado ao elemento Água, o tom transmite inteligência e sabedoria, sendo ideal para salas de estudo ou escritórios. Assim como em outros casos, use-a com moderação para não sobrecarregar a energia de um espaço.

Verde

Sala verde
A cor verde liga-se representa segurança e crescimento. Imagem: Pixabay.


A cor verde liga-se à Madeira e representa segurança e crescimento. Esse tom pode ser usado em qualquer área da casa.


Percebeu como as cores são importantes no Feng Shui? Cada uma delas tem um significado especial e interfere diretamente na energia do ambiente. Portanto sempre esteja atento quando utilizá-las na ambientação da casa.

Cadastre seu email aqui no site e receba mais conteúdos relativos ao Feng Shui e à astrologia.

Leia também:

Veja Também