Conheça a História de São Cipriano de Cartago
Após a conversão, São Cipriano tornou-se bispo e foi um grande mártir da Igreja Católica!

Considerado um dos santos mais importantes da Igreja Católica no século III, Táscio Cecílio Cipriano, conhecido como São Cipriano de Cartago, ficou conhecido na comunidade cristã por seu devotamento à Igreja e pelos seus textos teológicos, que defendiam a moral cristã e o bom comportamento dos fiéis.
História e vida de São Cipriano
Antes de tudo, é importante diferenciar São Cipriano de Cartago de São Cipriano de Antioquia. O primeiro foi bispo de Cartago, na África, entre os anos 249 a.C e 258 a.C. Ao contrário de São Cipriano de Antioquia, que antes de sua conversão deixou manuscritos e obras associadas ao ocultismo, São Cipriano de Cartago deixou diversos escritos teológicos que não têm associação nenhuma com magia e ocultismo.
Nascido de família rica, em Cartago, na África, São Cipriano converteu-se ao catolicismo aos 35 anos e foi uma das figuras mais importantes e empenhados na organização da Igreja Católica na sua terra natal. Após sua conversão, tornou-se sacerdote e depois bispo. Foi autor de diversas cartas e tratados ligados ao seu ministério, sempre buscando edificar a comunidade e com foco no bom comportamento cristão.
Na sua missão de evangelizar e disciplinar o povo africano, sofreu diversas perseguições, mas manteve-se firme no seu propósito e foi um dos mais disciplinados na comunidade cristã. Durante o tempo em que foi bispo, enfrentou junto com seu povo grandes dificuldades, pois a África enfrentava uma grave epidemia que colocou em dúvida a fé de muitas pessoas, tanto na comunidade cristã, quanto na comunidade pagã.
Converteu-se aos 35 anos e antes disso foi um advogado, muito popular por sua retórica. Sua conversão foi brusca e causou espanto em muitas pessoas que o conheciam na época. Não demorou muito para que fosse ordenado sacerdote e bispo, devido a sua disciplina e dedicação à moral cristã.
No entanto, a vida de São Cipriano foi marcada por perseguições, como a do Imperador Décio, em 249. Devido ao trabalho que desempenho na igreja que lhe foi confiada, São Cipriano tocou várias pessoas que passaram a segui-lo fervorosamente por seu amor a Deus.
Esse comportamento chamou a atenção da autoridade local que passou a persegui-lo. Em 249 por Décio e em 257 por Valeriano. Este último condenou o bispo ao exílio e depois ao martírio, em 258 d.C.
Oração a São Cipriano
Pela Intercessão de São Cipriano, e todo o coro de Arcanjos, anjos, Santos e Profetas. Senhor eu lhe rogo que afasteis de mim, da minha casa, da minha vida e da minha família todo o mal, toda a inveja, todo o orgulho, todo o egoísmo.
Eu lhe suplico que esta pessoa (nome da pessoa que está perturbando a sua vida) seja colocada em seu devido lugar, que ela deixe de perturbar a minha casa, a minha vida e a minha família. Que ela não seja nunca capaz de abalar a minha fé!
Eu lhe imploro, Senhor, pelos poderes de São Cipriano que intercedeis por mim nesta batalha! Que esta pessoa (nome) rompa eternamente os seus laços comigo, que perca a inveja, que perca o desejo de me fazer o mal e de me destruir. Amém.
O que achou do nosso artigo sobre São Cipriano de Cartago? Se você gostou, inscreva-se em nosso site e receba nossas atualizações sobre outros santos!
Leia também: