Como o Planeta Saturno afeta a Astrologia?

Saturno fala sobre nossa evolução, sobre como aprendemos com os obstáculos

Compartilhar
Planeta Saturno
Saturno é famoso por seus anéis e é o segundo maior planeta do Sistema Solar. Fonte: Pixabay.

O planeta Saturno, regente do signo de Capricórnio, fica quase três anos no mesmo signo. Assim, demora, aproximadamente, 36 anos para completar todo o zodíaco. 

Mas, você sabe o que este planeta significa para a astrologia? O que Saturno influencia em seu mapa astral?

O que representa Saturno na Astrologia?

Saturno, na mitologia romana, era o deus do tempo (Cronos era sua correspondência na mitologia grega). Sendo assim, podemos falar sobre a primeira representação do planeta, o tempo. O tempo traz mudanças, ceifa coisas que não servem mais e ensina. É isso que Saturno representa. 

Com o tempo, nós aprendemos as coisas, nos tornamos mais maduros e responsáveis. É também com o tempo que conseguimos aprender as lições daqueles momentos difíceis, de crise. Assim, é com o tempo que amadurecemos, mudamos a nós mesmos e até nossos sonhos.

Por exemplo, você tem um sonho muito grande, quase impossível, em alguma área da vida. Isso é comum quando somos jovens. Com isso, você acaba se movimentando em relação a esse sonho, fazendo escolhas que te deixam mais perto ou mais longe. Porém, independente do caminho, você encontrará obstáculos, os quais vão dando forma a esse objetivo. Colocando limites. Até que, muitas vezes, percebemos que esse sonho precisa ser revisado, para se tornar real. E, ao se tornar real, ele pode ser diferente do que foi pensado, lá no início. Algumas vezes, nem mesmo ele se torna real.

Assim, este é um planeta que ensina de forma severa, que nos faz amadurecer através das dificuldades, para que possamos colocar na realidade, aquilo que é plausível acontecer. Por isso, muitos veem Saturno como um planeta complicado, de difícil trato. Isso, pois, dependendo da casa e signo em que o planeta está em seu mapa astral, mostra aquela área onde teremos mais dificuldade em aprender, onde precisamos evoluir. 

Mas, ele é severo por uma razão, porque ao evoluirmos e ao ficarmos mais maduros, nos tornamos mais responsáveis. E, consequentemente, sabemos escolher melhor.

Aspecto harmônico

Quando Saturno está em harmonia, é quando conseguimos amadurecer, aprender com as dificuldades. 
A pessoa passa a ser mais resiliente, além de um pouco mais realista. Consegue criar planos com o “pé no chão”.  Assim, a pessoa fica mais independente e sabe guiar sua vida de uma forma melhor, já que está pronta para escolher o caminho. 

Aspecto desarmônico

Quando Saturno está em desarmonia, mostra uma pessoa que se sente incapaz, que sempre reclama da vida e se coloca como “vítima do destino”. Assim, a pessoa sempre age da mesma forma e insiste nos mesmos erros, pois não vê o que Saturno está tentando ensinar. Sendo assim, a pessoa tem uma vida sem evolução, onde os mesmos problemas se repetem sempre. Para essa pessoa, a vida parece estagnada.

Qual a influência do Planeta Saturno nas Casas Astrológicas?

É importante saber em qual casa Saturno está em seu mapa astral. Assim, você tem uma ideia de qual área da vida você precisa aprender mais: 

  • Casa 1 - a pessoa precisa aprender a iniciar as coisas e ser menos fria com os outros; 
  • Casa 2 - deve lidar com a economia de recursos e administrar o que se ganha; 
  • Casa 3 - a comunicação com os outros pode ser um obstáculo; 
  • Casa 4 - a pessoa lida com questões familiares, da sua infância; 
  • Casa 5 - aprender a ter uma autoestima e saber lidar com sua própria expressividade;
  • Casa 6 - lida com limitações físicas para realizar algo; 
  • Casa 7 - deve ser menos crítico nas relações, sejam elas amorosas ou de trabalho; 
  • Casa 8 - aprender sobre os ciclos da vida e como tudo se transforma; 
  • Casa 9 - entender suas próprias filosofias de vida, aquilo que acredita; 
  • Casa 10 - aprender a conquistar as coisas com coragem e determinação;
  • Casa 11 - saber fazer e manter as amizades;
  • Casa 12 - lidar com o sentimento de auto culpa e ter menos medo daquilo que desconhece.


Agora que você conhece os aspectos de Saturno na Astrologia, conseguirá analisar qual o papel do planeta em seu mapa astral. E então, você realmente está aprendendo com o tempo?

Leia também:

Veja Também