Santa Clara de Assis

Vida e Oração a Santa Clara - Protetora dos pobres miseráveis

Compartilhar
Santa Clara de Assis
Fonte: Pixabay.

Santa Clara, Chiara D'Ofreducci, nasceu no dia 16 de Julho de 1193 em Assis na Itália. Sua família era aristocrata e muito rica, seu pai chamava-se Tavarone Scifi e sua mãe Hortolana Fiune, tinha dois irmãos e duas irmãs: Catarina e Beatriz, sendo Clara a mais velha.

Desde criança já era conhecida por ser religiosa e recatada. Aos 18 anos fugiu com a amiga Felipa D'Guelffuccio para se juntar a São Francisco de Assis e aos frades menores, o encontro foi na igrejinha conhecida como Porciúncula. Nessa ocasião ela fez seus primeiros votos e depois da cerimônia foi para um mosteiro. Em seguida se desfez de todos os seus bens, inclusive seu dote de casamento, vendeu tudo e distribuiu com os pobres que viviam na miséria.

A família de Clara enviou seu tio Monaldo para buscá-la de volta para a casa, mas ele desistiu diante dos argumentos dela. Logo depois, sua irmã Catarina, com 15 anos, fugiu para o convento, e mais uma vez o tio foi enviado para trazê-la de volta à família, ela chegou a ser amarrada, mas a intervenção de Clara e outras circunstâncias fizeram o tio voltar sem ela. O testemunho de fé de Clara fez, posteriormente, sua irmã Beatriz e sua mãe, depois de viúva, abandonarem a vida de conforto por uma vida simples no convento.

Certa vez, Santa Clara encontrava-se doente mas queria muito sair para assistir a uma missa. Por não estar em condições de sair da cama, entrou em oração e, segundo seus relatos, na parede de seu quarto surgiu, na íntegra, as imagens de toda a celebração da missa. Depois, pessoas confirmaram que sua narração da homilia foi o que de fato aconteceu.

Ela é representada com vestes marrons e segurando um ostensório. Devido ao fato acontecido com invasores muçulmanos, eles tentaram invandir o convento para saquear e ela pegou o ostensório com o Santíssimo e proferiu palavras de ordem e, inexplicavelmente, eles se retiraram em fuga.

Santa Clara realizou muitos milagres ainda em vida e tantos outros após sua morte. Fundou a Ordem das Clarissas. Viveu na realidade da estrita pobreza com amor e por amor. Faleceu em 11 de Agosto de 1253. Ela é padroeira da comunicação e televisão.

Oração a Santa Clara

Minha querida Santa Clara que, seguistes de perto São Francisco, na vida de pobreza e no amor ao próximo de Deus, olhai carinhosa para o mundo de hoje, tão necessitado de vossa proteção.

Ouvi meu pedido e concedei-me a graça que vos peço, com fé e confiança. Como verdadeiro necessitado, rogo-vos que me alcanceis de Cristo a saúde espíritual e corporal, para mim e meus familiares.
Sobretudo peço vossa ajuda para o problema que me aflige ... (fazer o pedido).
Atendei-me, Santa Clara pela força que tendes junto a Deus e pela fé que me faz buscar vossa proteção.

Amém.

 

Veja Também



Boy_Girl 300X250