Oração a São Lucas Evangelista

Para pedir a cura das enfermidades físicas e espirituais

Compartilhar
São Lucas Evangelista
São Lucas Evangelista. Artista Desconhecido. Domínio Público, via Wikimedia Commons.

São Lucas nasceu em Antioquia, na antiga Síria. Ele era médico de profissão, foi autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos e acredita-se que era pintor e teria feito o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo socorro. Não era hebreu, mas converteu-se ao cristianismo após ter convivido com o apóstolo Paulo.

Lucas não conheceu Jesus pessoalmente, mas por relatos dos apóstolos. Então, para escrever o terceiro Evangelho, ele estudou, pesquisou e buscou informações nas narrativas daqueles que testemunharam os fatos da vida e morte de Jesus.

Nos seus escritos, ele dá destaque aos detalhes sobre a concepção, infância, vida pública, morte e ressurreição de Jesus. Enfatiza a constante presença de Sua Mãe Maria Santíssima, dos parentes, amigos e dos que seguiram a missão cristã.

O livro dos Atos dos Apóstolos é um complemento de seu Evangelho, em que Lucas narra os desafios da jornada missionária dos apóstolos de levar a palavra da Boa Nova aos gentios. Em várias cartas de Paulo enviadas às comunidades cristãs, ele chama Lucas pelo nome, trata-o como querido médico, e elogia suas atitudes e lealdade. Lucas foi um companheiro fiel de Paulo, esteve com ele em vários momentos difíceis e, segundo a tradição, Lucas o seguiu até o seu martírio.

Lucas era um homem culto, seus livros foram escritos em grego e nota-se que ele tinha domínio da língua e se expressou melhor que os outros evangelistas. Foi um dos cristãos que conviveu pessoalmente com os apóstolos e era seu discípulo. Não casou e nem teve filhos. As datas de seu nascimento e morte são desconhecidas, mas existe a crença que tenha morrido com 84 anos. Quanto a seus despojos, a sua localização não é comprovada, no entanto existe um jazigo com o seu nome, muito visitado, em Pádua na Itália. É padroeiro dos pintores, dos artistas e dos médicos desde a antiguidade. Assim, em vários países da Europa e Américas, o dia 18 de Outubro é dedicado às comemorações a São Lucas Evangelista.

Oração a São Lucas Evangelista

Ó São Lucas, glorioso apóstolo e evangelista, eu vos saúdo pelo Coração de Jesus; e pela alegria e doçura que o vosso coração sentiu ao ensinar, do Divino Mestre, o Pai Nosso aos apóstolos.

Alcançai-me a graça de seguir com fidelidade a Jesus, pelo Seu caminho, com a Sua verdade em favor da vida.

Ó meu bom São Lucas, médico, que com vossas santas mãos, invocando o nome de Deus, curastes tantos enfermos de tão graves enfermidades, rogai ao bom Jesus que me livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. E para maior glória por toda a eternidade.

Amém.

Veja Também



Boy_Girl 300X250