Oração a São Cosme e São Damião

Oração para pedir saúde, proteção para a família e bênçãos para as crianças

Compartilhar
São Cosme e São Damião
São Cosme e São Damião. Fonte: Flickr.

Cosme e Damião eram gêmeos e nasceram em Cecília, Ásia Menor, por volta do ano 260. Sua família era nobre, fora convertida ao cristianismo e vivia em uma região de domínio romano, sob o comando do imperador Diocleciano que perseguia cristãos.

Estudaram medicina em um centro de formação renomado, na Síria, e se dedicaram ao exercício da profissão. Atendiam aos doentes sem receber pagamento, curando-os usando a ciência e o poder da fé, por meio de orações e até realizando milagres.

Os gêmeos viviam em um mundo pagão, praticando a caridade e conquistando muitos novos adeptos para a fé cristã. Contudo, suas boas ações não foram suficientes para evitar que fossem denunciados, detidos, julgados e condenados pela prática de feitiçaria. Foram submetidos a várias torturas a fim de que se retratassem, mas eles se mantiveram firmes, era como aquelas barbaridades não os afetassem. Por fim, foram decapitados, e com eles, também foram martirizados seus três irmãos e o próprio pai, a execução aconteceu em 27 de Setembro, provavelmente no ano 303. Sua mãe, chamada Teodata, é venerada como santa pela Igreja Ortodoxa.

A Igreja Católica no Brasil deu início às comemorações aos santos gêmeos, a partir de 1530, na Capitania de Pernambuco. Atualmente, são celebrados no dia 26 de Setembro. No sincretismo religioso das religiões afro-brasileiras, eles são os orixás Ibeji, amigos de todos mas principalmente das crianças, são festejados no dia 27 de Setembro. No Brasil, São Cosme e São Damião são considerados os padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos, e das faculdades de Medicina.

A Igreja Ortodoxa adota três datas para a celebração: 1° de Julho, 17 de Outubro e 1° de Novembro. No entanto, todas estas igrejas veneram os mesmos santos, Cosme e Damião.

Oração a São Cosme e São Damião

São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. 

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.

Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu”.

São Cosme e Damião, rogai por nós. Amém.

Veja Também



Boy_Girl 300X250