Oração a Nossa Senhora Aparecida

E mais: Sua história, da aparição aos dias atuais

Compartilhar
Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora Aparecida. Fonte: http://www.nossasenhoradobrasil.com.br.

Nossa Senhora Aparecida, Santa Padroeira do Brasil, é representada por uma imagem da Virgem Maria, venerada pelos cristãos católicos. No dia 12 de Outubro é celebrada a festa litúrgica em sua homenagem, é um feriado nacional brasileiro desde 1980.

Na história de sua aparição conta-se que os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso estavam numa pescaria no rio Paraíba do Sul, perto de Guaratinguetá-SP. Após várias tentativas lançando a rede sem sucesso, eles pescaram o corpo de uma imagem de Virgem Maria, jogaram a rede novamente e veio a cabeça da imagem. Logo após, eles guardaram o surpreendente achado e apanharam tantos peixes que deixaram o barco repleto. Assim se realizava a primeira intercessão da santa, isto aconteceu na segunda quinzena de Outubro de 1717.

Filipe Pedroso levou a imagem para sua casa e lá permaneceu por quinze anos. Em 1732, sua família construiu o primeiro oratório para a imagem aberto ao público, onde as pessoas a visitavam e se reuniam para orar, pedir e agradecer. A fé dos devotos foi tamanha que os relatos sobre os milagres se espalharam por todo o Brasil. Com o passar dos anos, o número de fiéis visitantes cresceu e o oratório construído tornou-se pequeno. Por isso, em 1740, construíram uma pequena capela para as orações dos devotos, no entanto não se celebrava a Eucaristia.

Três anos depois, foi iniciada a construção da igreja dedicada à Mãe Aparecida, como ficou conhecida. Em Julho de 1745, a igreja foi inaugurada, a imagem foi levada à igreja e posta no seu nicho e também foi celebrada a primeira missa. Ainda no mesmo ano, foi reconhecido o desenvolvimento do local que foi promovido a povoado com o nome de Capela de Aparecida. Passado um século de existência, a igreja apresentava danos e riscos de desmoronar. Então, em 1845, teve início a construção de uma nova igreja, a atual Basílica Velha, concluída em 1888, 43 anos mais tarde.

Dentre os visitantes a homenagear à imagem, esteve a Família Real do Brasil. Dom Pedro I, em 22 de Agosto de 1822, fez pedidos para resolver os conflitos políticos da nação, quinze dias depois, com a independência, tornou-se o primeiro Imperador do Brasil. O Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina visitaram a imagem em duas ocasiões, 1843 e 1863. A Princesa Isabel e o Conde d'Eu visitaram a basílica pela primeira vez em 8 de Dezembro de 1868, em decorrência da celebração do dia de Nossa Senhora da Conceição, nesta ocasião a Princesa Isabel ofertou um manto à virgem e pediu a graça de um herdeiro. Ela retornou em 1884, não apenas acompanhada de seu esposo, mas dos três herdeiros, D. Pedro, D. Luís e D. Antônio, momento em que agradeceu a graça alcançada e ofereceu uma coroa de ouro e brilhantes.

Em 1894, devido ao aumento de visitantes, foi necessário organizar o atendimento aos romeiros, tal responsabilidade foi atribuída aos padres Redentoristas. Em 1928, o povoado pertecente à Guaratinguetá, progrediu e se emancipou, devido ao turismo religioso, passando a se chamar Aparecida.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil em 16 de Julho de 1930, pelo decreto do papa Pio XI. Em 30 de Junho de 1980, foi reconhecida como protetora do Brasil e o dia 12 de Outubro foi designado como feriado nacional. Nesta mesma data, comemora-se o dia das Crianças no Brasil.

Houve a necessidade de um local ainda maior para receber os romeiros, então em 1955 deu-se início à construção da Basílica Nova. O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173m de comprimento por 168m de largura; as naves com 40m e a cúpula com 70m de altura, capaz de abrigar 45 mil pessoas. As atividades religiosas no Santuário, em definitivo, passaram a ser realizadas a partir do dia 03 de Outubro de 1982. Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua visita ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus, e sagrando solenemente aquele grandioso monumento.

Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus,
Rainha dos Anjos,
Advogada dos pecadores,
refúgio e consolação dos aflitos
e atribulados,
Virgem Santíssima,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.
Lembrai-vos,
ó clementíssima Mãe Aparecida,
que nunca se ouviu dizer que algum daqueles
que têm a vós recorrido,
invocado vosso santíssimo nome
e implorado vossa singular proteção,
fosse por vós abandonado.
Animados com esta confiança,
a vós recorremos.
Tomamo-nos de hoje para sempre por nossa Mãe, nossa
protetora,
consolação e guia,
esperança e luz na hora da morte.
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos
e a vosso Santíssimo Filho, Jesus.
Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo;
dirigi-nos em todos os negócios espirituais e temporais.
Livrai-nos da tentação do demônio,
para que, trilhando o caminho da virtude,
possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória,
por todos os séculos dos séculos.
Amém.

Veja Também



Boy_Girl 300X250