Apresentação da Virgem Maria no Templo

E mais: Oração de Santo Afonso Maria de Ligório a Menina Maria

Compartilhar
Apresentação da Virgem Maria no Templo
Apresentação da Virgem Maria. Artista: Tizian. Feito em: 1534-38. Gallerie dell'Accademia, Venice.

Apresentação da Virgem Maria no templo é comemorada desde os primeiros séculos da era cristã. O relato desse fato não consta nos livros da Bíblia, mas o apócrifo Evangelho de Tiago descreve essa antiga tradição.

De acordo com os relatos, os pais de Maria, Joaquim e Ana, em gratidão pela graça de ter uma filha na velhice, consagraram a criança a Deus. Então, Maria foi apresentada no templo em Jerusalém com três anos de idade e, segundo a tradição, foi preparada para ser a Mãe de Deus. Ela permaneceu no templo até os doze anos e nesse período seus pais faleceram, e ela enquanto orfã, dedicou-se completamente a Deus.

As homenagens festivas tiveram início em 543, após a construção da Basílica de Santa Maria, que foi destruída em 614 por invasores persas. No entanto, os cristãos continuaram a celebração até os dias atuais. Na Igreja Ortodoxa e Igreja Católica a data da celebração é 21 de Novembro.

Oração de Santo Afonso Maria de Ligório a Menina Maria

Ó Maria, Filha amadíssima de Deus, Menina santa, que rogais por todos, rogai também por mim. Vós vos consagrastes inteiramente, desde criança, ao amor do vosso Deus. Oh! Não poder eu do mesmo modo, neste dia, oferecer-vos as primícias da minha vida e dedicar-me inteiramente ao vosso serviço, ó minha santa e dulcíssima Soberana! Não é mais tempo disso, pois, desgraçadamente, perdi tantos anos servindo o mundo e os meus caprichos, sem pensar em vós nem em Deus. Maldigo o tempo em que não vos amei!

É melhor começar tarde do que nunca. Eis-me aqui, ó Maria; apresento-me, hoje, a vós e me ofereço inteiramente ao vosso serviço, para o resto de minha vida; como vós, renuncio a todas as criaturas, e me dedico sem reserva ao amor do meu Criador. Consagro-vos, pois, ó minha Rainha, o meu espírito para pensar sempre no amor que mereceis, a minha língua para vos bendizer, o meu coração para vos amar.

Acolhei, ó Virgem santa, a oferta que vos faz um miserável pecador; acolhei-a, eu vos suplico pelo prazer que experimentou o vosso coração, no momento em que vos dáveis a Deus no templo. Se tarde começo a servir-vos, justo é que redima o tempo perdido redobrando o meu zelo e o meu amor. E Vós, ó Deus, que no dia presente quisestes que, no templo, fosse apresentada a Bem-Aventurada sempre Virgem Maria, digna morada do Espírito Santo: concedei-me que pela sua intercessão mereça ser apresentado no templo da vossa glória. Fazei-o pelo amor de Jesus Cristo.

Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!

Veja Também



Boy_Girl 300X250